Abraçar o seu animal de estimação pode lhe trazer grandes benefícios. Mas e se eles não forem receptivos aos abraços? Se o seu animal de estimação não quiser ser abraçado, você ainda pode obter efeitos positivos simplesmente acariciando e conversando com ele.
Recentemente, você pode ter ouvido que os pesquisadores determinaram que é melhor não abraçar o seu animal de estimação. Porém, embora possa ser verdade que alguns cachorros não gostam de ser abraçados, sempre é importante ler a linguagem corporal do seu bichinho, pois vários deles gostam de receber este gesto especial.
Efeitos surpreendentes de abraçar o seu animal de estimação
O ato de abraçar o seu animal de estimação é muito relaxante, não só para a mente, mas também para o corpo. Durante um abraço, a frequência cardíaca é reduzida e o cérebro libera ocitocina. Isso acontece em humanos e cachorros, e tem um impacto muito significativo no organismo.
Quando as reações ao estresse são acaumadas pela diminuição da frequência cardíaca e pela onda de hormônios do ‘bem-estar’, o corpo para de trabalhar excessivamente e, assim, ajuda a reduzir os desconfortos físicos, tais como a dor ou a fadiga.
O abraço dá a ambas as partes um sentimento de pertencimento
Uma coisa que os abraços fazem tanto para os animais de estimação quanto para as pessoas é oferecer a sensação de estar conectado à outra parte. Como animais, os animais de estimação normalmente confiam no tato para comunicar um sentimento de pertencimento e satisfação. Os humanos também são assim em muitos aspectos.
Por exemplo, estudos científicos provam que os bebês que têm bastante contato pele a pele com a mãe durante o seu primeiro ano de vida são menos propensos a desenvolver distúrbios do sono, cólicas, e podem até mesmo ter uma menor probabilidade de contrair resfriados ou febre.
Tudo isso se deve ao sentimento profundo que isso nos faz sentir, como se estivéssemos no lugar ao qual pertencemos. Há muitas histórias de cachorros resgatados que tinham medo de humanos, até que pessoas pacientes usaram o toque gentil para lentamente ensinar-lhes a confiar nelas.
Abraçar o seu animal de estimação cria um maior senso de autoestima e amor
Não é nenhum segredo que os humanos usam os abraços como uma maneira de expressar conexão, afeto e amor. Receber muitos abraços pode fazer com que nos sintamos mais seguros e dignos de amor, principalmente porque isso nos diz que fizemos algo para que os outros quisessem expressar afeição por nós.
Embora os animais de estimação não se abracem exatamente, eles reconhecem o abraço como uma forma de os humanos demonstrarem afeto e aprovação. Quando você os abraça, eles sentem vontade de fazer algo que fez com que você quisesse se conectar com eles imediatamente.
Comentarios